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Metrô: modal adequado para Brasília? 2013/01/18

Posted by alnbr - Revista de Opinião in 1.
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O Metrô é o modal adequado para Brasília?

Não seria o caso de se repensar os modais de transportes de Brasília, e por extensão das cidades “satélites” (as Regiões Administrativas)?

Uso do solo e Planejamento estratégico da localização das fontes de renda


Seria o caso de se promoverem estudos de uso e ocupação do solo e geração de fontes de renda nas diversas RRAA, pois é a renda que está fora das RRAA, por isto a necessidade de modais cada vez mais capazes (em termos de volume de tráfego) para transportar as pessoas que DEVEM se deslocar à procura de renda.

Pode-se pensar em centros de gravidade dos sítios de consumo e geração de renda e assim definir o traçado mais adequado para a localização das linhas diretrizes dos eixos de transportes.

Definindo as rotas a partir dos centros de gravidade de geração de renda e consumo, desloca-se o problema do ponto de vista do transporte das pessoas de casa para o trabalho, para o ponto de vista do centro gerador de renda para o centro de consumo.

E há que se distinguir os centros de consumo e de residência, pois nas áreas residenciais têm-se centros de consumo permanentes, enquanto nas áreas comerciais tem-se centro de consumo sazonais,e com população não-cativa, isto é, as pessoas que vão aí consumir vêm de várias origens.

Nos centros comerciais, consume-se de acordo com a “safra” da renda (o salário), enquanto nas áreas residenciais consome-se TODOS os dias, o consumo de subsistência, até alcançar o valor do salário.

Um olhar de estratégia para o futuro no uso e ocupação do solo e também na localização estratégica de novos focos geradores de renda.

E no uso de tecnologias de transporte de massas que não definam o desenho urbano, mas que se adéquem a um traçado urbano que privilegie a habitação e a convivência em detrimento do deslocamento.

Com a adoção de um modelo viário baseado em trens aéreos, como o AeroMóvel do Coester.

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