jump to navigation

O Metrô é o modal adequado para Brasília? 2008/10/08

Posted by alnbr - Revista de Opinião in 1.
trackback

Não seria o caso de se repensar os modais de transportes de Brasília, e por extensão das cidades “satélites” (as Regiões Administrativas)?

Uso do solo e Planejamento estratégico da localização das fontes de renda


Seria o caso de se promoverem estudos de uso e ocupação do solo e geração de fontes de renda nas diversas RRAA, pois é a renda que está fora das RRAA, por isto a necessidade de modais cada vez mais capazes (em termos de volume de tráfego) para transportar as pessoas que DEVEM se deslocar à procura de renda.

Pode-se pensasr em centros de gravidade dos sítios de consumo e geração de renda e assim definir o traçado mais adequado para a localização das linhas diretrizes dos eixos de transportes.

Definindo as rotas a partir dos centros de gravidade de geração de renda e consumo, desloca-se o problema do ponto de vista do transporte das pessoas de casa para o trabalho, para o ponto de vista do centro gerador de renda para o centro de consumo.

E há que se distinguir os centros de consumo e de residência, pois nas áreas residenciais têm-se centros de consumo permanentes, enquanto nas áreas comerciais tem-se centro de consumo sazonais,e com população não-cativa, isto é, as pessoas que vão aí consumir vêm de várias origens, isto é, nos centros comerciais, consume-se de acordo com a “safra” da renda (o salário), enquanto nas áreas residenciais consume-se TODOS os dias, o consumo de subsistência, até alcançar o valor do salário. Um olhar de estratégia para o futuro no uso e ocupação do solo e também na localização estratégica de novos focos geradores de renda.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta, sua colaboração é sempre muito bem-vinda.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: